terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Para sempre em nossas memórias


Mais uma vez sem. Agora o CTA!

Mais uma vez,  Almenara foi passada para trás.
Assim é como normalmente ouvimos ser referida as perdas, de programas e outras benesses na área da saúde principalmente e em outras áreas, para outras cidades de nossa ou de outras micro-regiões circunvizinhas.
Passada para trás? Mesmo querendo ser politicamente correto, devemos trocar a frase de “passada para trás” por: “total, irrestrito, irresponsável desinteresse e inequívoco desconhecimento de causa” por parte dos gestores da área de saúde, no caso específico, de perdermos o CTA, (Centro de Testagem e Aconselhamento para DST / AIDS), hoje caminhando para se instalar solenemente, em direção a cidade de PEDRA AZUL.
Não é de agora, que levantamos a possibilidade de termos em nosso município um local onde pudéssemos atender a pacientes portadores de DST/AIDS, isto por certo, poderia ter sido iniciado com a criação de um ambulatório especializado, até porque, Almenara possui em seu quadro de médicos aqui residentes, o único especialista em Medicina Tropical / Infectologia, em um raio de 400 km. No entanto o descaso existiu e existe e temos que lutar para que em futuro recente ou longínquo não continue existindo, e que sejam respeitados os estudos epidemiológicos realizados e que comprovam a necessidade de nos preparar-mos para combater o aumento da presença HIV (vírus da imunodeficiência humana) e conseqüente aumento da SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) em nosso município e micro-região, que está a exigir uma resposta, uma ação, que vise o benefício de nossos cidadãos e co-irmãos, na luta de proteger, embarreirar-mos a alavancagem desta doença em nossa região.
Esta não é uma luta apenas dos cidadãos Almenarenses em nosso município e sim dos habitantes da micro região Almenara (16 municípios). É necessária união e efetiva participação dos mais diversos e responsáveis atores da nossa micro-região, objetivando um basta:
- 1º na indiferença e desconhecimento de nossos governantes em relação as reais necessidades de seus munícipes e;
- 2º na aparente condição dos condutores de nossas cidades de se sentirem, estar acima do bem e do mal, imunes, blindados a tudo.
 Às vezes penso que exista duas Almenara ou mais precisamente, duas micro-regiões Almenara. Uma dos governantes que fazem aquilo que acham e pensam que sabem o que estão a fazer e batem palmas para si mesmo, juntos com aprovação de suas “entourages” de locupletadores, e,  a outra que espera e no momento só reza, para que seus gestores administrem pelo menos suas reais e reconhecidas necessidades.
Para encerrar, chamo atenção a todos, pois cabe aqui, um pequeno lembrete a quem interessar possa: “A luz do conhecimento atual, o HIV (vírus da imunodeficiência humana), não escolhe nem contamina ninguém por crença, cor, “status”, profissão e nem mesmo por opção sexual, ou seja, ninguém está imune à contaminação,não pode nem torcer para ser apenas, um portador do vírus e não desenvolver SIDA/AIDS”.
Um conselho? Pense nisto e aja se for capaz. Doença infecciosa tem quem pode e não quem quer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário