segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Agradeço como sei

 Como posso agradecer a honraria de que fui objeto, nesta sexta-feira próxima passada, quando, em uma inesquecível festividade nas dependências da Câmara Municipal de Almenara, fui agraciado com Título de Cidadão Almenarense?
Confesso, poucas vezes na minha vida tive emoções que possam ser comparada com aquela véspera e o dia do acontecimento, e acreditem eu já as tive e muitas, pensei como Roberto Carlos, na música  emoções, “são tantas, já vividas, detalhes de uma vida, historias que contei aqui”.
A sensação de um “momento lindo” a alegria, era tanta que não lembro nada que me contrariou naquelas datas, tudo foi perfeito.
Aqui me permito iniciar minhas divagações, retrospectivamente, da mesma maneira que ocorreu em minha mente em 12082011.
Estava sentado aguardando ser chamado, graças primeiramente,  a um Deus que tenho , que é sempre imensamente maior que meus problemas e por isso me concedeu em momento crítico na minha vida , mais do que sempre pedi a saber: que quando estivesse em risco de morte, me desse um médico não o mais técnico ou de maior conhecimento de medicina e sim o mais humano deles; no meu caso, no entanto, na hora precisa, ele me atendeu melhor do que sempre pedi no humanismo e acrescentou a técnica e conhecimento, caprichou e por isso estava ali sentado aguardando ser convocado a receber a honraria.. Para começar recebi o título 02 vezes: a 1ª vez de madrugada, quando dormindo, sonhei com o fato e a segunda vez: quando acordado, recebi a noite das mãos do presidente da Câmera de Vereadores de Almenara o mesmo título do sonho.
Relembrei muitos momentos, coisas minhas, guardadas, de Seu Rômulo, meu pai, de Dona Margarida Maria, minha mãe, ambos já envoltos no manto da minha eterna saudade, porém, confesso que cheguei em alguns momentos a ouvi-los, sussurrando em meus pensamentos compartilhando minha  alegria e a deles , por segundo eles , terem conseguido educar-me como um Homem  temente a Deus e preocupado com o bem comum das pessoas, verdade seja dita, sempre me encaminharam nesta direção.
Madre Mª.Regina , minha primeira professora a mestra a quem devo toda minha trajetória no caminho do saber até esta data, me fez ler e escrever as primeiras letras, primeiras palavras:  B + O + I = BOI, em seguida: "Ivo viu a uva", depois disso minha inesquecível alfabetizadora, foi como se tivesse recebido de suas mãos a chave mestra do poder ser, do poder realizar, dando-me asas em forma de letras  de onde em meus vôos descortinei as auto estradas do conhecimento.
Recordo-me, que ensinastes sempre com a uma incrível paciência, eivada de compreensão e amor da qual espero ter sido e continuar sendo, um multiplicador ao longo de minha vida.
Meu avô materno e padrinho, seu Oscar, que a mim legou o sentido de respeitar, servir, amar e defender a pátria, sem pedir nada em troca, e nem se sentir merecedor de nenhuma benesse ou honraria , apenas pelo orgulho de ter sido escolhido entre tantos brasileiros para representar o Brasil em um momento tão difícil e episódico da 2ª Guerra mundial..
Magoado? Claro que fui, porém creio ter sido, e ser, ainda muito mais amado que frustrado.
Para que isso pudesse ocorrer, tirei do armário da minha vida, a gaveta das frustrações, aprendi a ter só gavetas para guardar esperanças, sonhos, compreensão, paciência, boas realizações, e reservei uma bem grande para acomodar o  amor ao próximo, mesmo que não a encha, me preparei para tal mister, reservei bastante espaço.
Há 02 anos sofri um problema, um distúrbio na minha saúde em que me vi em situação ímpar, em risco de morte, dependurado em uma corda da grossura de  um fio de teia de aranha me segurado, com todas as forças que tinha , para não fazer o derradeiro passeio no barco de Caronte, tive um senhor IAM.
Porém, tenho um DEUS que sempre foi maior que os problemas que me ocorreram. Colocou - me, naquele  momento, na minha vida, primeiro a minha particular amiga Dra. Eliana com todo seu amor e saber, e em seguida nas mãos de uma equipe médica que sempre vi como uma projeção de Arcanjos enviados por Ele no intuito de me darem a ajuda,e a oportunidade que precisava para vencer aquela batalha Aqui vai mais agradecimentos, desta vez para  a equipe de Hemodinâmica (cirurgia cardíaca) do Hospital Santa Rosália, em TO,  capitaneada pelo Dr. Danilo Bentes, complementada por Dr. Fernando, Dr. Guilherme, Dr. Ivan , a minha fada madrinha e anestesiologista, Dra. Núbia,e ao arauto anunciador de mais um dia vencido, em cerca de 45 dias, enquanto estive internado,   Dr. Nogueira,
Foi assim que escapei, sobrevivi, para que hoje, tenho certeza,  pelos desígnios do Criador Eu não pudesse ter partido, sem antes ser reconhecido como um almenarense nascido em Pernambuco
Não poderia deixar de declinar meus agradecimentos a três dos maiores responsáveis de minha vinda para esta cidade, sem dúvida O Secretário Municipal de Saúde e o Sr. prefeito Municipal no ano de 2002, respectivamente, Sr.Aelson Prates e Dr.Manuel Francisco e ao cedente primeiro espaço profissional, ocupado com o beneplácito do Dr. Fernando Otoni no PSF Pedro Gomes
Agradeço a cada cidadão do mais simples ao mais sofisticado desta cidade, em especial a uma almenarense, muito especial, que conheci professora em Santo Antônio do Jacinto, a minha sempre presente companheira Rozimeire Moura.
Meu reconhecimento ao menor dos recantos deste  município, seus  bairros, vilas, aglomerações , PSFs, e em Particular ao antigo bairro Pedro Gomes, onde pude exercer minha profissão com a facilitação que me deram para  que eu a bem exercesse, e que de uma maneira ou outra, veio carinhosamente abrindo os meus caminhos, guiando meus passos, até me tornar um almenarense de fato e direito, pois de coração já o era.
Meus agradecimentos por certo não farão justiça a todos que mereceriam, até porque seria por demais extenso este corolário se assim procedesse.
Finalizo com meu reconhecimento à Câmara Municipal de Vereadores de Almenara em seu conjunto, e em particular, ao meu Amigo e Presidente desta casa  Vereador Reinaldo Rocha, autor do decreto Lei de minha honraria, concordando, que melhor que receber honras  é acreditar que podemos até merece-las.
Com a mais absoluta certeza de que, os que foram citados neste ensaio, vibrariam tal como eu  pois foram os artífices do meus pensamentos que norteiam até hoje minha maneira de ser, que me faz acrditarque : “Na vida o bom, não é ser importante, o importante, é ser bom’.
Para terminar,  Eu não agradeço a Deus por ele ter me dado como mãe a cidade mais acolhedora do mundo ... mas por Ele ter me dado a capacidade de perceber, e agradecer isso...

Assim um dia, de repente, criei asa pro meu passo
Longe daqui, foi muito longe que isto foi acontecer
Meu sonho também alçou vôo, ficou alado
E voando sem rumo me perguntei, o que é que agora faço?  
Nada me impediu , no entanto de aqui chegar, ficar e vir a ser
Aprendi a te querer de coração e sem nunca, a outros ter falado
Rio de curvas , sinuoso, margens onde me deleito em seu abraço
A minha vida renasce junto á minha cidade, a cada novo  alvorecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário